Vi um bocadinho de tudo! Do melhor, do normal e do pior...
Passei pela primeira vez na baía, que é de facto uma zona muito gira, com uma realidade completamente diferente do resto da cidade.
Já começaram os planos para ir correr ao fim da tarde! (Vá... andar depressa :p) Algo me diz que desisto no primeiro dia por causa do caos do transito... mas a ver vamos!
Continuando...
Das milhentas diferenças entre Portugal e Angola, há coisas que são melhores num sitio e outras que são melhores noutro...right?
A minha quest trata de descobrir o que é melhor cá que lá!
Hoje foi o sorriso das crianças :)
Como disse ontem, 48% da população em Angola tem menos de 17 anos. São imensos não é?!? E a idade média da população está entre os 16 e os 18 anos...
Uahhuuuu pensam vocês!! I
Na realidade isto é assim, porque esta gente tem putos a dar com pau! Em registos, a média de filhos por mulher é de 6,12... para compararem, em PT a média é de 1,23.
As mulheres!! Porque há aqui senhores com mais de 50 filhos (bem mais!!)
Isto tudo, porque hoje estava a passar pelo distrito de Samba (pelo que percebo, Luanda está dividida em distritos, que por sua vez têm vários bairros cada) e às 11h40 as ruas inundaram-se de crianças de mochila às costas, a correr, a brincar e a rir.
Crianças de todas as idades, desde os mais pequenitos com mochilas maiores que eles aos mais graúdos que já se preocupam em ser grifados (também uma expressão deles que significa pausado, fashion).
As miúdas todas muito coloridas cheias de totos no cabelo e os mais pikolinos de mãos dadas aos irmãos que não devem ter mais de 4/5 anos!
Tive pena de estar de carro, porque não consegui fotografar nem filmar em condições...
Foram 4 ou 5 ruas que fiz de sorriso na cara, e apercebi-me que é algo que nós já perdemos!
Em Portugal essa realidade mal se nota! Os pais vão buscar os filhos à porta da escola e vão para casa. E a partir de uma certa idade estão todos agarrados aos telemóveis..
Aqui não! A escola acaba por volta das 11h30 da manhã e os miúdos vão todos a pé para casa.
E a seguir fazem-se os trabalhos de casa e brinca-se na rua. Vi vários miúdos sentados no chão de terra ao lado de casa de livro e lápis na mão. Porquê na rua e não em casa?! por causa da luz :)
É bom saber que há vontade de aprender e de conhecer. Faz-nos acreditar na prosperidade das gerações que se seguem...
Ao contrário do que pode parecer não estão a lutar, mas sim a brincar todos encavalitados uns nos outros e a fazer os trabalhos de casa e a estudar juntos.
Por mais dificuldades que tenham, têm vários momentos do dia em que são felizes! Se calhar em alguns casos, até mais do que muitos de nós, que temos tudo!
Amanhã à mais!
Até porque mesmo sendo sábado, às 7h começa-se a bulir nesta terra.
See you!
Sem comentários:
Enviar um comentário